quinta-feira, 24 de abril de 2014

Rio Grande do Norte espera vacinar 769 mil pessoas contra a gripe

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) espera que um público superior a 769 mil pessoas compareça às unidades de saúde de todo o estado no período de sexta-feira (25) até o dia 9 de maio para participar da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que tem como tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”.
“A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças.
Em 2013, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos.
Neste ano, a vacina será oferecida também para aquelas na faixa etária de 2 a menores de 5 anos.
Por isso é importante que os pais e responsáveis fiquem atentos a essa mudança e levem suas crianças que estão nessa faixa etária para serem vacinadas”, alerta Francisca Santos, coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Sesap.
A Campanha foi lançada no Brasil no último dia 22.
No RN, devido a questões de logística na distribuição das vacinas por parte do Ministério da Saúde, a ação vai iniciar nesta sexta-feira (25).
E no sábado (26), dia D da campanha, haverá uma grande mobilização em todas as unidades de saúde do estado, que estarão abertas oferecendo a vacina para os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, (até 45 dias pós-parto), idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
“O nosso público-alvo corresponde a um total de 769.286 pessoas e a meta é vacinar 80% deste quantitativo.
As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.
Ainda segundo a coordenadora, “é importante as pessoas do público alvo tomarem a vacina no período da campanha, com vistas a gerar a chamada “imunidade de rebanho”.
Fazendo isso agora, quando chegar o período de inverno, final de maio a agosto, onde há uma maior circulação dos vírus da gripe, grande parte da população estará protegida.
Portal No ar



Nenhum comentário:

Postar um comentário